Quadro do Barulho

terça-feira, 27 de setembro de 2011

PJU IPJ - Turma da Tarde - Mais viagens: Arte e Cultura na Cidade - 20 JOVENS - 23 de Agosto

Pela primeira vez, a turma voltou a um espaço já explorado - o CCBB - agora com outro olhar - para conferir a contemporaneidade de Moriko Mori(lotada!).
 

 LUCAS POUSANDO NA "PRAIA" DA ARTISTA JAPONESA
 
Fomos recebidos pelo Educativo e batemos um papo rápido sobre a exposição, na qual a responsável comentou sobre como as obras vieram ao Brasil e sobre o caráter diferenciado da proposta.
A artista chocou os jovens, principalmente com a imensa obra Wave Ufo, sobre a qual Susan  falou:
"Meu, a gente entrou lá, com uns negócinhos na cabeça, e deitou...aí, de acordo com o que a gente ia pensando, aparecia umas imagens diferentes na tela...se fosse mais leve, ficava mais claro, se fosse mais pesado, mais escuro... mó brisa..."
 
UMA DAS OBRAS DE MORIKO MORI

Na obra Oneness, o grupo também experminetou contato com outros seres e ainda um comentário perspicaz de Lucas:
"Folgados, eles querem que a gente se ajoelhe pra falar com eles..."
 
JOVENS ENTRANDO EM CONTATO COM HUMANÓDEIS
A maior parte do grupo gostou das idéias inovadoras de Moriko, e destacou a juventude da artista.
No mesmo dia, ainda demos um pulinho na região da Sâo Bento, aonde alguns jovens pararam para
asssitir a outros artistas - os de rua - que também chamavam a atenção de uma multidão...

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Intervenção Artistica - Turma da manhã


Muitos espaços da cidade são esquecidos, como a periferia. Esse projeto tem como intenção valorizar o bairro de Guaianases, e por isso decidimos fazer uma intervenção para chamar atenção do poder público e alterar o cotidiano da comunidade.

Queremos mostrar para todos, que a arte não é só um graffiti ela intervém, mobiliza e as vezes choca.

A poesia periférica retrata os conflitos que vivenciamos em nosso dia a dia.

E portanto, nosso grupo irá através de trechos de poesias tratar de temas como preconceitos, desigualdades sociais e direito à cidade.



  Dia : 27/09/11 a partir  das 09 hs
  • Acontecerá a Intervenção Urbana na praça do mercadão de Guaianases
  • Venham prestigiar e fazer parte dessa turma !  
Carlos Henrique
Vanessa belchior
Gustavo Pires
Camila Guedes

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Pequenos Grupos, Grandes explorações!

Durante o período das Experimentações a Turma da Manhã, às quartas e quintas, ficou dividida em dois pequenos grupos. Esses grupos além de discussões centradas sobre tecnologia, arte, e reciclagem também explorou alguns espaços: Caixa Cultural, Exposição meio Ambiente - Metrô Ana Rosa, Itaú Cultural.

- Caixa Cultural: Exposição "No meu país, minha sexualidade é crime" - 20/07 (5 jovens) e 21/07 (6 jovens)
- Caixa Cultural: Museu da Caixa e exposição fotográfica Capoeira e Cultura - 25/08 (8 jovens)
- Exposição sobre Meio Ambiente no Metrô Ana Rosa - 27/07 (5 jovens)
- Itau Cultural - Arte Sibernética - 28-07 (6 jovens)
Camila, Renan e Walter na Caixa Cultural


sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Cruza a Paulista e o solo europeu...- TURMA DA TARDE - MIS

Dia 28  de julho - File - 13 jovens
Dia 5 de agosto - Mis - 15 jovens
A nossa conversa sobre Comunicação e Juventude terminou com duas master megas Explorações.
Nossa turma viajou nas obras da File e pôde, dessa vez, explorar ainda mais a Paulista e suas diversas caras.
A Exposição da Fiesp estava lotadinha, mas muitos jovens pegaram fila para participar dos espaços mais interativos....De quebra, ainda visitaram uma exposição sobre o ex-presidente Lula e uma instalação super diferente que estava em frente ao prédio...
Logo, logo nossas imagens dessa Exploração estarão atualizadas em nosso Picasa...
http://picasaweb.google.com/ipejota.fotos10

A segunda visita foi ao MIS, aonde estava rolando uma exposição sobre a História da Folha de São Paulo.
A monitoria - que prefere(e deve) ser chamada de Assessoria Educativa - foi muito bacana. Reuniu os jovens em uma sala cheia de cartazes de cinema e os deixou bem à vontade para falar sobre o Programa, os projetos, a caminhada até ali, etc...
 


A proposa foi percorrer o Museu da Imagem e do Som por 40 minutos e depois conversarmos. Quem quisesse poderia levar papela e caneta para anotar  ou desenhar.




No final, fizemos uma roda e os educadores provocaram os educandos a falar o que tinham visto.
 


"Eu adorei a Exposição, porque a gente aprendeu não somente sobre o Jornal, mas também sobrea História do nosso país..."(André)
"Eu gostei da parte das charges, achei bem engraçada..."(Douglas)
"Achei o espaço muito bonito e muito amplo...valeu á pena demorar pra chegar"(Marília)
O Edles resolveu opinar ilustrando...





A distância foi bastante comentada e usada pelos monitores como outra indagação:"Vocês acham que dá pra pegar o contéudo dessa exposição deum dia só? Vocês voltariam aqui para ver de novo, para encontrar outras coisas que em um primeiro olhar não acharam..?"
"Acho que dá vontade de ficar mais tempo, mas atravessar a cidade pra vir aqui não é tão fácil mesmo..."(Daniele)
De fato, cruzar a Paulista foi uma novidade. As ruas e calçadas diferenciadas do Jardim Europa chamaram a ataneção da turma que até registrou um "sonho de consumo"...



 


sábado, 20 de agosto de 2011

HISTÓRIA DO BAIRRO


Eis um dos vídeos dos jovens do IPJ que serviram de base para a Produção Coletiva do Primeiro Encontro Público desta edição. O trabalho conta de forma bem humorada a história da Estação  da CPTM de Guaianases....
http://www.youtube.com/watch?v=ej7liVNAQ4w

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Turma da Manhã na File e Itau Cultural

Pois é... a Turma da manhã também visitou a File (Fiesp) e a exposição de Arte Sibernética no Itau Cultural.

Confiram as fotos!

File

File - Renan e Walter

Carlos e Walter

Natielle 

Balada no Itau Cultural

Robô I- Hamelet

Daniel e Clayton na File
(Atividade realizada no dia 02/08 - 21 jovens participaram)

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

QUEM NÃO SE COMUNICA SE..? MANHÃ E TARDE


"Essa matéria não fala sobre a gente, fala sobre um pessoal de classe média..."(Carol - Tarde)
"Música também é uma forma de se comunicar...acho que essa letra(Dejavu, da Pitty) fala sobre como os jovens estão sem ação, estão anestesiados(Jaqueline- Tarde)

Nossa discussão sobre Comunicação e Juventude começou com a análise em grupos de diversos materiais sobre o mundo jovem. Um grupo conversou sobre uma matéria da Revista Atrevida(e não gostou..rs..); outro explorou o site da Conjuve e os demais trabalharam com trechos de novela e letras de música.

"A Record colocou o Cris naquele horário pra concorrer com Malhação...mas é só pra ter audiência, eles não tão pensando em fazer um programa decente..."(Edles - Tarde).


O celular(tema também levantado em nossa formação com a Khel) foi quase motivo de briga.
Provocamos: "Vou falar uma coisa: eu acho que vocês usam celular como fuga..."(e ainda comentamos
o caso de irmos ao teatro e o celular de um dos eduacandos atrapalhar a peça duas vezes..rs...).
"Muita gente troca de celular o tempo todo, mesmo sem precisar. Eu acho que isso vira tipo um vício(Camila - Manhã). O grupo acabou conversando, então, sobre consumo e consumismo, e ainda refletiu sobre como essas coisas se inserem na paisagem da cidade, em nosso bairro e cidade. Vimos como há lugaes que nos remetem ao passado(como os cantos mais afastados que são urbanos, mas que estão dentro da metrópole) e lugares que parecem guardar a "modernidade" por excelência, como a região da Paulista.

Que tipo de relação estabelecemos, então, com essas mídias e artefatos que nos cercam? Como elas podem ser usadas de formas menos predatórias ou mais sustentáveis? Fomos verificar que idéias novas estão rolando...


TURMA DA TARDE - ITAÚ CULTURAL
(Atividade realizada dia 21 de Julho - 13 jovens) 
                                                      
                               No mesmo espaço, dois mundos:

Edles experimentando a máquina que "produz" dança, um tecnologia novíssima...

                 ...e Lucas brincando com a tecnologia secular da estamparia

A Exploração foi super proveitosa. Na proposta do espaço cibernético eles se esbaldarm na danceteria especail(aonde as luzes se mexiam conforme o movimento dos dançarinos(aonde dois jovens foram entrevistados por uma TV á cabo) e no jogo em que era possível cartografar a Paulista caminhando.
O térreo contava com uma homenagem à Flávio Império, aonde parte da turma, auxiliada pelos monitores, fez questão de ficar até mais tarde para criar e estampar a própria imagem em camisetas e panos.

Oque ficou de tudo isso? Confira nas próximas conversas(em breve postaremos nossa visita à FILE 2011) e visitem nosso picasa...
http://picasaweb.google.com/ipejota.fotos10



QUEM NÃO SE COMUNICA SE....?