Quadro do Barulho

sexta-feira, 25 de março de 2011

TURMA DA TARDE - DE 10 Á 25 DE MARÇO

Oi, pessoal!
Descrevo aqui nossas últimas atividades e aventuras...

Ao longo dessa Trajetória, privilegiamos a explicação da proposta do PJU  aos jovens e o início de discussão sobre As Fronteiras da Ciadade.
Para pensarmos a questão do Olhar de um modo mais filosófico, assistimos a "Ensaio Sobre a Cegueira". Como sempre, as reações foram variadas, desde a revolta(opressão sofrida pelas mulheres) até às risadas(nas cenas mais inusitadas e pesadas).
Mais adiante, aprofundamos o tema do Direito á Cidade.
Inspirados na letra de "Obrigado, não", de Rita Lee, conversamos um pouco sobre os conceitos de "Direito" do grupo. Foi um debate quente e muito proveitoso.
Paralelamente a tais discussões, mantivemos as atividades de integração para fortalecer a questão do grupo, que no período de rotatividade que tem seus altos e baixos.
Uma atividade muito bacana foi o Mapa da Experiência Humana(inspirado em nossa formação da 5a. edição).Nela, cada jovem tenta representar no papel os seus sentimentos, característica, sonhos, desejos, memórias. A turma se concentrou bastante na confecção, e a proposta foi escolher o trabalho de outro e comentá-lo.
O Mapa da Experiência Humana serviu para aproximar ainda mais os jovens uns dos outros e testar o nível de confiança do grupo.Com o mesmo intuito, rolaram dinâmicas de integração. Casa- moradia - terremoto, Guia e João Bobo foram algumas delas. Foram momentos muito divertidos, noas quais quebramos um pouco o clima de reflexão e colocamos o corpo pra remexer.

Nossa segunda exploração foi um desafio. Resolvemos não deixar o grupo junto, mas dividí-lo conforme a proposta  de nossa fornação da 6a edição(entrevistador, ilustrador, fotógrafo, organizador, redator). O tema eleito pelo grupo para ser verificado foi Lazer, e o pedaço da cidade proposto pela equipe de educadores foi o Centro Velho.
Formaram-se quatro grupos - Viaduto do Chá, Praça da Sé, Pátio do Colégio e São Bento.
Confesso que fiquei meio apreensivo por não estar com todos juntos, mas o resultado foi estupendo. Dos olhares trazidos, apareceram os moradores de rua, o movimento, o fato de alguns espaços serem pagos e o sucesso/fracasso das entrevistas com os transeuntes.
Para fazermos uma antítese com o Centro Velho, a proposta da última semana foi conhecermos um pedaço da Paulista. Ao mesmo tempo, esse foi um período de "experimentar uma experimentação". Propusemos uma Oficina de Poesia com o Coletivo Tenda Literária  para ajudar na reflexão a respeito do que é arte e de como a arte pode retratar a cidade.
A produção dos jovens foi uma poesia sobre "sua quebrada", e no final, pra variar, rolou um sarau...rs...
A Exploração na Paulista acabou concentrando-se mais na Casa das Rosas, espaço belíssimo no qual fomos muito bem recebidos pelo pessoal do Educativo.

domingo, 20 de março de 2011

PRIMEIRAS SEMANAS - 6A EDIÇÃO

Desde o fim do ano que pintou a expectativa: vem mais uma edição do PJU. E aí, como será?
E as inscrições? E a seleção? E o IPJ, como se preparará pra mais uma etapa? Mudamos de sede,
muito trampo, muitas idéias, Guaianases bombando de movimento e cultura.
21 de fevereiro chega. Alguns rostos são recordações da semana de inscrições. Os primeiros sorrisos, a tensão inicial...começou!

Começamos nos conhecendo. Auto-retrato, dinâmicas de integração. Qual é seu time preferido? Que música você mais gosta?
Um novo grupo vai nascendo... quem tá fora e quem tá dentro? Quem você salvaria de um desastre atômico? Dá pra agir pensando em todos, ou Democracia é algo tão difícil de vivenciar?

Palavaras-chaves vão abrindo as portas do Programa. Produção, Experimentação, Circulação.
Olhar. Olhar é ver? O que vemos no bairro? Do alto da laje loja, o Lajeado imenso se revela.
E do alto do arranha-céu, a cidade(ou parte dela?) faz alguma coisa acontecer com o coração.

A caminhada está só no início...sejam bem-vindos!!!

Raimundo - Turma da Tarde- IPJ

“Se olhar, vê. Se vê, repara”

 
Foi com esta frase de Saramago que os Jovens da 6º edição do Programa Jovens Urbanos (turma da manhã) foram recebidos em sua primeira semana e estimulados a aguçar o seu “Olhar” sobre as coisas.




Por meio da Cartografia do Corpo detalharam os lugares por onde cada um passou no trajeto até a ONG, o que enxergou e o que sentiu no seu caminho.


A partir das obras de Salvador Dali (Ilusionismo ótico), Ron Mueck (hiper-realismo) e outros artistas, todos foram convidados a reparar nos detalhes das imagens e a investigar as diversas possibilidades do “Ver”.












É tudo Novo de Novo!

É tudo Novo de novo!
É com alegria que o IPJ inicia a Sexta edição do Programa Jovens Urbano!

Sejam todos (as) Bem Vindos e Bem Vindas!

 Abraços!