Quadro do Barulho

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Educação,Identidade, Gênero, Diversidade e Etnia.

Período de 17 de Maio a 22 de Junho – Turma da Manhã

Nesse período a galera viveu momentos intensos discutindo Educação e aprofundando temas como Identidade, Gênero e Diversidade...
No "Muro das Lamentações" construído durante os encontros sobre Educação o grupo expôs tudo o que não gosta ou não concorda quando o assunto é escola e educação, dentre os Lamentos, muitos nomes de gestores ou funcionários que fazem da escola um verdadeiro palco do terror... Provocados pelo documentário "Pro dia Nascer Feliz" e pela música "Estudo Errado" de Gabriel, o pensador; discutimos sobre política Educacional, o papel do aluno e do professor, Ensino Médio, e sonhamos com as mudanças que gostaríamos de ver acontecer...
Com a "Linha da História" demos o pontapé para a discussão a respeito de Identidade, nesta atividade, a galera construiu de maneira criativa sua Linha da história destacando fatos importantes da sua história pessoal e acontecimentos políticos, culturais, esportivos, etc...; que marcaram de alguma forma sua trajetória. Os jovens produziram seu Autorretrato (Confiram os resultados no Quadro do Barulho). Além disso, os encontros com a Turma da manhã da ONG Ibradesch, foram momentos importantes para reforçar a ideia de que construímos nossa Identidade no encontro com o outro. Esses encontros aconteceram em dois momentos : uma visita à ONG Ibradesch e num encontro na Biblioteca Cora Coralina com os meninos do Arte Maloqueira, que impulsionaram uma conversa sobre Leitura e Identidade com as duas turmas.
Vivemos momentos intensos na reflexão de questões de Gênero, Sexualidade, Diversidade e Etnia. A turma se debruçou nessas temáticas através de curtas como "Era uma vez outra Maria", "Café com Leite" e "Vista a minha pele". A galera também montou várias esquetes sobre gênero e Diversidade, onde a partir de algumas cenas retratadas por eles, discutimos sobre homofobia, preconceito racial, machismo e lei Maria da Penha.
Segue algumas fotos de explorações que fizemos nestas semanas.

Camila - Educadora.

Exploração no Parque Chico Mendes - Vila Nova Curuça

Museu da Lingua Portuguesa


Museu do Futebol - Pacaembú


Jogo entre Meninos e Meninas no Parque da Juventude


Exposição do Escher

A galera no Estádio do Pacaembú - Museu do Futebol

Encontro na Biblioteca Cora Coralina entre as Turmas do IPJ e Ibradesch


quinta-feira, 14 de julho de 2011

A LINHA DO TEMPO E A LINHA DA ARTE

                                     ESCHER SEGUNDO JEJÉ, DA TURMA DA TARDE

Duas atividades/produções das turmas do IPJ aproveitaram uma idéia da formação em Arte-Educação que tivemos aqui na ZL.
A primeira, utilizada como reforço da discussão sobre Identidade, sugeriu aos jovens que fossem construídas linhas do tempo históricas paralelas: uma de sua vida e outra de acontecimentos importantes para o país e/ou mundo (o que também envolveu um trabalho de pesquisa). A confecção dos cartazes foi individual e tinha como regra a utilização do barbante como material de marcação.
Dessa forma, fizemos uma reflexão sobre a relação do indivíduo com a sociedade, e permitimos a expressão do grupo por meio de uma produção visual. A o final, todos puderam comentar com se sentiram durante a realização da atividade.

                              LINHAS DO TEMPO DE JOVENS DAS TURMAS DA MANHÃ E DA TARDE

A linha também conduziu uma produção inspirada em nossa Exploração ao CCBB. “O Mundo Mágico de Escher” surpreendeu positivamente as turmas que torciam o nariz para a idéia de “mais uma exposição”.
Nossa proposta foi que cada um construísse uma impressão sobre o que havia visto no espaço. A única condição é que fosse usada a técnica da linha contínua, que foi demonstrada pelo Educador. Até alguns jovens que não foram à exposição conseguiram, com o auxílio dos outros, refletir e produzir alguma coisa inspirada em Escher.
O mais importante é que nesse caso a diversidade de olhares dos educandos não restringiu a obra do artista a nenhuma categoria, e ao final tínhamos uma verdadeira galeria de arte no IPJ...



Dê uma olhada em nosso PICASA em como ficaram as Linhas do Tempo e da Arte de ambas as turmas...
 
no álbum Encontros na Ong e Produções- Turma da Tarde.


REPRESENTAÇÕES ESPACIAIS - VILA MARIA ZÉLIA


A nossa Exploração na Vila Maria Zélia ocorreu quando estávamos conversando sobre as “Fronteiras da cidade".
O ex-bairro operário, situado na região do Belém, é símbolo de preservação (e abandono) do patrimônio histórico. Foi principalmente com esse olhar que os jovens encontraram e trocaram uma idéia com Seu Pimentel, da Associação de Moradores, deram um rolê pela vila e até bateram uma bola.
Como forma de apreensão das informações ali adquiridas, propusemos que as turmas, em grupo, recuperassem os ecos da firmação infantil e brincassem de massinha, construindo um registro colorido e lúdico da Vila Maria Zélia. Cada grupo ficou de pensar um pedaço do espaço para que depois a Vila fosse montada em conjunto.
Confiram em nosso PICASA, no álbum Encontros na Ong e Produções- Turma da Tarde, o registro das obras-primas que saíram, de ambas as turmas...

https://picasaweb.google.com/ipejota.fotos10

MANIFESTO POR GUAIANASES

No período em que estávamos discutindo as “Fronteiras do Bairro”, rolou um bate-papo com o líder comunitário Renato sobre a História do Movimento Cultural de Guaianases. Foi uma conversa muito proveitosa, na qual os jovens ouviram e tiraram dúvidas com o convidado sobre Projetos e Eventos Culturais.
A proposta, na sequência, foi que em grupos menores a turma formulasse um manifesto falando sobre sua quebrada, seu universo local. Esses manifestos foram lidos na Casa de Cultura de Guaianases, aonde fizemos uma exploração e conversamos com os gestores(infelizmente o registro desse momento sumiu na máquina fotográfica furtada da sede do  IPJ).
Abaixo transcrevemos duas dessas produções:

OLHA O CAOS
Aqui em Guaianases
Não existe obediência
Hei, governo
Olha a imprudência

O trânsito está assim
Uma coisa infernal
Fora briga e acidentes
Muita gente passa mal

Tomem a atitude
De uma coisa fazer
Se esse trânsito não melhorar
Algo vai acontecer

Isso não é uma ameaça
É só protesto em meio à desgraça
Vai lá melhorar a vida na rua,
Governo, a obrigação é sua!

Ícaro
Turma da Tarde



SOLTA SUA VOZ, JUVENTUDE

Guaianases, não se calem
Não se reprima com a sociedade
Tirar o crime, os nóia e toda maldade
Aonde tenha um lugar que se divirta com mais humildade

Nos liguem com o mundo
Transporte digno pra todo mundo
Conexão com a cidade
Sem esquecer o respeito á diversidade

Fora Miséria
Tira do coração do povo que espera
Tira toda a angústia da favela

Coração sofrido, coração valente!
Favela pobre, mas sempre contente
Respeito e Humildade
Tranquilidade na paz

André, Débora, Valdeir
Turma da Tarde

IMAGENS DAS PRODUÇÕES E ATIVIDADES

Se você está tentando ver imagens das produções e atividades da galera do IPJ e elas não estão aprecendo no blog.....seus problemas acabaram!

Todo nosso registro fotográfico está no PICASA do IPJ:

https://picasaweb.google.com/ipejota.fotos10

Acessem, divulguem, comentem!
Em breve estaremos postando também nossos vídeos...

segunda-feira, 11 de julho de 2011

14 DE JUNHO A 7 DE JULHO - TURMA DA TARDE



Terminando a temática sobre Identidade, avaliamos o encontro com a galera do Ibradesch.

Foi um momento pra colocar os pingos nos is. Houve muita ausência nesse dia, e o educador cobrou
mais seriedade com determinaods compromissos, afinal, o grupo de São Miguel nos esperava.
A conversa foi boa, e aproveitamos para, inspirados no texto "Eu sei, mas não devia" de Marina Colasanti, fazermos uma discussão a respeito das relações e das "picuinhas" existentes no grupo.

Na esteira dessas "DR'S", também nessa semana produzimos novos autorretratos, re-novados pela conversa e pelas dinâmicas.

 
AUTORRETRATOS INSPIRADOS NA FORMAÇÃO QUE TIVEMOS NO CEU LAJEADO


A Exploração posterior semana era uma reivindicação antiga do grupo: o Parque da Juventude. Parte da galera se acabou jogando futebol e vôlei, enquanto outros curtiram a maravilhosa Biblioteca São Paulo. Foi um dia pra soltar energia e reafirmar a integração do grupo.

Em virtude do início das Experimentações, a temática da Identidade acabou se estendendo um pouco mais. A discussão sobre Gênero foi extremamente produtiva: a proposta inicial foi que meninos construíssem um boneco da "Mulher Ideal" e vice-versa. Olha o que saiu:

                                                               ESSA É A MUSA DOS MENINOS....
                                                 ESSE O PRÍNCIPE DAS MENINAS...AINDA SEM CABEÇA...RS..



Meninos e meninas discutiram os atributos ali expostos, sendo questionados pelo Educador a respeito dos conceitos escolhidos. Foram momentos de risadas e de papo-cabeça também.
Na semana seguinte, trabalhamos a questão da Diversidade Sexual. Cada grupo leu uma reportagem atual que tinha relação com o assunto - união de casais gays, violência contra homossexuais, e a sentença homofóbica de um juiz.
Risos e silêncios reinaram. Poucas pessoas falaram, e somente depois de minha provocação - "Beleza, então já que todo mundo aqui não é intolerante nem preconceituoso e não tem mais nada a partilhar, proponho que façamos uma exploração à Parada Gay".  Aí as reações começaram a emergir....e foi muito legal, porque deu pra todo munso se colocar e se sentir bem com o grupo. Fechamos o papo com o ótimo vídeo da Mostra de De Direitos Humanos Entretodos, "Café com Leite".
Nessa semana, fomos à Caixa Cultural ver uma exposição que tinha tudo a ver com nossas discussões: "Condenados - no meu país minha sexualidade é um crime". De certa forma, me surpreendeu a maneira como os jovens receberam as imagens e a proposta da exposição, porém ainda vai rolar uma conversa sobre essa visita...


Nas últimas semanas, a turma iniciou suas experimentações na ETEC(Recepção e Hotelaria, Manutenção e Montagem de Micros e Organização de Festas), Teatro, Dança, Webrádio e Reinvente sua Casa. Eles estavam ansiosíssimos...veremos na semana que vem como estão indo as coisas...