Quadro do Barulho

sexta-feira, 22 de julho de 2011

MUSEU AFRO E IBIRAPUERA - TURMAS DA MANHÃ E DA TARDE

O tema Identiidade, concluído em torno da questão das etnias, gerou algumas discussões interessantes.
"Eu não sei por quê, mas não gosto de japonês. Pra mim, tudo o que eles fazem é ruim, é feio...será que eu sou xenófoba e não sabia?"(disse uma educanda da tarde).

Fizemos um histórico da trajetória dos povos que formaram o Brasil - brancos, negros e índios. Quando algumas falas indicaram que era "errado" manifestar-se a favor de determinada etnia...

"Para mim, alguém que anda com uma camiseta escrita 100% negro tem preconceito contra brancos"(falou um jovem da manhã).

 ...uma frase da jovem Débora chamou a atenção:
"Mas é injusto pensar assim, pois os brancos sempre tiveram voz no Brasil, enquanto os negros  e índios é que foram escravizados...então, acho que eles tem direito sim de se manifestar".

Ainda ocorreram falas e perguntas sobre a ligação das religiões  afro-brasileiras com "feitiçaria", tendo em vista que parte dos jovens do IPJ frequentam igrejas evangélicas. Desse modo, na Exploração ao Museu Afro, combinamos com a monitoria que essa questão religiosa deveria estar presente.
Ficamos felizes com a concentração e participação da tuma ao longo da visita. da mesma forma, a monitoria está de parabéns pela tranquilidade com que passou as informações.



                                         TURMA DO IPJ NO MUSEU-AFRO






Em breve, postaremos o que os jovens falaram a respeito dessa visita.

Como a turma está de em férias escolares, podemos aproveitar o restante do dia para circular pelo Ibirapuera. Demos algumas dicas, pois a maioria dos jovens não conhecia os equipamentos públicos e museus que existem lá dentro(Planetário, MAM, OCA), nem a área das quadras ou a ciclovia. Ainda por cima, rolou um mini piquenique e os educadores puderam se esticar na grama e tecer comentários sobre os
patos e os galhosde árvores...
(Data: 12/07/2011 - 41 jovens participaram desta exploração.)


                            ROGÉRIO, JUBÃO, CAMILA E MALCOM CURTINDO O PARQUE
                                           SUSAN PERTINHO DO LAGO
                                                      PRÓXIMO...









Nenhum comentário:

Postar um comentário