Quadro do Barulho

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Muita movimentação e Exploração no primeiro mês dos Jovens Urbanos do IPJ!


Período  de 1 de Março à 09 de Abril - Jovens Urbanos – Manhã

Apesar da grande rotatividade durante o período de adesão, aprendemos muita coisa juntos e fortalecemos os laços de amizade.
Neste primeiro mês de Jovens Urbanos procuramos nos conhecer melhor, por meio de dinâmicas como Mapa da Experiência Humana, Auto-retrato, Mandala pessoal, João Bobo falamos de respeito e companheirismo, e compreendemos que formar um grupo significa construir laços de amizade, aprender a conviver e respeitar o espaço do outro.
Experimentação, Exploração, Circulação, Produção, Cartografia, Cidade, Bairro... Conhecer o programa por meio das palavras.  Experimentar o que significa e simboliza cada uma delas para o Programa.
Para isso, começamos descobrindo o que é a Cidade, o que significa pertencer à cidade, O que é Direito à Cidade, a perceber suas desigualdades, sua paisagem, sua organização, fronteiras geográficas e sociais...  
E exploramos espaços da cidade: Banespão e Galeria do Rock, Paulista e Casa das Rosas, Centro Velho, Vila Maria Zélia.
No Centro Velho nos dividimos em 4 grupos que exploraram lugares diferentes (Praça da Sé, Pátio do Colégio, Viaduto do Chá e Praça Ramos), cada grupo tinha a função de entrevistar e registrar a exploração por meio de fotos, desenho e relatório. O nosso foco nessa atividade era discutir o Direito à Cidade, como a população entende e circula pela cidade. Depois cada grupo apresentou para o restante detalhes de sua exploração.

Da cidade para o bairro. Olhar para bairro e desvendar sua história. 
Para iniciar a conversa sobre o bairro, convidamos o poeta Vandeí para realizar uma Oficina de Poesia para a turma experimentar a poesia como uma forma de quebrar as barreiras impostas pela cidade, a galera conheceu um pouco do que é literatura Periférica e muitos se arriscaram a escrever suas poesias sobre a "quebrada" onde mora (Veja algumas poesias compostas durante a oficina no Quadro do Barulho).
Assistimos também ao filme Narradores de Javé, inspirados pelas histórias dos moradores desta pequena cidade, começamos a narrar a história do nosso bairro relacionando nossas histórias pessoais com a história do bairro, e a entender melhor a formação de Guaianases, e a história de tudo que nos é cotidiano como Mercadão de Guaianases e a Estação de Trem.
Segue algumas fotos de nossas experimentações e explorações durante esse período.

 Abraços!
Camila – Educadora da manhã
Experimentando a Poesia


Malcolm, Nicolas, Vinicius e Walter no alto do Banespão.

Vanessa e Daniel: Estripulias pela cidade.


Gustavo: entrevistando na Praça da Sé.

Grupo  que explorou a Praça da Sé: Malcolm, Daniel, Alexandre, Gustavo, Renan, Paulo Henrique e Vinícius.

Jovens entrevistando um Policial na Praça Ramos

A jovem Camila desenhando o Pátio do Colégio.

Turma da Manhã em sua primeira exploração na Avenida Paulista


Jovens no Jardim da Casa das Rosas - Paulista
Vila Maria Zélia: " Essa foi a melhor exploração da minha vida, Jamais imaginei conhecer um lugar assim..." (Jovem Carlos Eduardo a respeito da exploração na Vila Maria Zélia)






Um comentário:

  1. Emocionante ler as poesias produzidas pelos jovens da manhã.
    Realidade e sensibilidade na medida certa.
    Nasce grandes poetas!
    Parabéns!!

    ResponderExcluir