Quadro do Barulho

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Planejamento, Participação, Experimentação e Clube Itau!

Período de 12 de Abril a 12 de Maio – Turma da Manhã

Planejamento, Participação, Experimentação e Clube... Eba!
Começamos esse período com a oficina de planejamento jovem. Recebemos o Cristiano da ONG Vila Mara de São Miguel para nos auxiliar. A nossa turma fez apontamentos para a realização de projetos voltados para o Meio Ambiente e a conscientização dos moradores do bairro para a limpeza das ruas e reciclagem. Além do interesse por experimentações e explorações em lugares de linguagem artística, cultural e histórica da cidade.
Encerramos a semana com uma visita à Pinacoteca e Parque da Luz.
O tema da vez foi a Participação. Ressaltamos, num primeiro momento, a mobilização juvenil na luta contra a ditadura militar no Brasil. Músicas, Poesias, Charges e trechos de Filmes reforçaram a discussão sobre esse período da nossa história. Encerramos esta etapa com a exploração no Museu da Resistência.
A próxima etapa foi discutir como se dá a participação do grupo nos diversos grupos de organização juvenil, desde bandas, grêmios estudantis, grupos religiosos e políticos... Traçamos um Mapa da participação da nossa turma com base no Mapa da Juventude publicado em 2003.
Falamos também sobre os espaços de participação do jovem no Lajeado, destacando o Movimento Cultural de Guaianases. Para falar um pouco da história do Movimento nos encontramos com o Renato na Casa de Cultura de Guaianases, espaço que foi conquistado pela mobilização e manifestação deste Movimento.
No dia seguinte, a galera conheceu um novo espaço cultural: A Fábrica de Cultura, que fica no Robrú, bairro vizinho.
Por falar em participação: A turma fez a escolha da oficina de experimentação. Momento em que refletimos muito sobre coisas que queremos aprender, sobre escolhas profissionais e sobre experimentar o novo, o que não conhecemos como uma forma de descoberta...
Para fechar com chave de ouro: O tão esperado Clube Itaú!

Camila – Educadora 




 Fábrica de Cultura


 Fábrica de Cultura (Vinícius e Daniel)

 Vista do Bairro Robru e Lajeado da Fábrica de Cultura

 Vinícius e Carlos Henrique - Fábrica de cultura


 Gustavo - Clube Itaú

Pinacoteca 

Pinacoteca 

Pinacoteca - "Arte de Fora "

Kleisyane e Bárbara 

Camila Natielle e Pedro - No parque da Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário