Quadro do Barulho

domingo, 12 de junho de 2011

10 DE MAIO Á 9 DE JUNHO - TURMA DA TARDE

Fechando a trajetória Trama, o último mês foi extremamente movimentado.

A primeira semana foi marcada pela tão esperada visita ao Clube do Itaú. Rolou tudo muito bem e os jovens adoraram um dia inteiro de integração e lazer. Todos batizados! 
A partir daí, começamos nossa movimentação para o Encontro Público. A inspiração inicial para a produção de nosso grupo surgiu de uma série de atividades sobre as Fronteiras(da trajetória anterior) de nosso bairro. Fizemos uma cartografia de nossa quebrada, detalhando os lugares por onde circulamos no Lajeado. Como de costume, emergiu uma variedade de indicações: ruas, bares, baladas, quadras, igrejas, ong’s. Ao mesmo tempo, discutimos a visão de “aqui não tem nada”, e resolvemos que seria importante conhecer o passado desses trajetos.
Uma das produções dessa atividade(a história da Estação de trem) iria servir de base para o vídeo mostrado no Encontro, "A Escolinha do Professor Jerimum", que falava sobre as experiências até então vividas pelo grupo.
Outra questão paralela ás nossas temáticas foi o início da escolha das Experimentações. Foram três dias de discussão e dinâmicas para ajudá-los nessa tarefa. E foi muito legal, porque senti que o grupo fez suas escolhas com clareza e tranquilidade.
Os dois temas chave desse período foram Participação e Identidade(que está sendo fechado).
No primeiro, continuamos a discussão sobre espaços e modos de participar focando na questão da Educação. Propusemos uma pesquisa na escola dos participantes mediante uma provocação: pra que serve a Escola?
Os retornos foram incríveis. Lucas comentou que quase todas as falas indicavam descaso - tanto faz para os alunos, para a direção, para o corpo docente; em outro caso, o simples questionamento provocou uma discussão entre Carol e uma de suas professoras, e a consequente suspensão da aluna por dois dias(!).
Usamos reportagens e textos sobre o tema. Nas explorações do periodo - CCBB(exposição do Escher) e Museu do Futebol - estimulamos os jovens a reparar no caráter educativo dos espaços.





                              MARÍLIA E DOUGLAS NO MUNDO MÁGICO DE ESCHER


A transição entre as temáticas ocorreu com a discussão sobre o Mundo do Trabalho. Algumas dinâmicas nos ajudaram a pensar em Futuro Profissional, Renda, Desejo Pessoal. Essas questões já haviam surgido no grupo em situações e bate-papos anteriores, alguns deles inspirados em nossas Explorações (como na Fábrica de Cultura, na qual alguns queriam saber como trabalhar como monitores de lá).
Nesta semana, acuados pela greve da CPTM, fizemos uma exploração mais caseira. Fomos bater-papo e curtir o verde do Parque Chico Mendes.
O ABRAÇO NA ÁRVORE DO PARQUE CHICO MENDES

Quando entramos no tema Identidade, dentro da idéia de pensar o que é o Indivíduo na sociedade atual, assistimos a um trecho de Pequena Miss Sunshine. Na conversa surgiram alguns problemas de convívio no grupo. Tais questões certamente serão retomadas e aproveitadas ao longo das próximas semanas.
Nossa última exploração, ainda ligada ao tema do Eu- agora com o Outro - foi ao IBRADESCH, aonde conhecemos a turma do Educador Pedro. Eu adorei, mas ainda faremos uma avaliação coletiva sobre esse dia. 


                                                   É NÓIS NO IBRADESCH!



Nenhum comentário:

Postar um comentário