Quadro do Barulho

segunda-feira, 11 de julho de 2011

14 DE JUNHO A 7 DE JULHO - TURMA DA TARDE



Terminando a temática sobre Identidade, avaliamos o encontro com a galera do Ibradesch.

Foi um momento pra colocar os pingos nos is. Houve muita ausência nesse dia, e o educador cobrou
mais seriedade com determinaods compromissos, afinal, o grupo de São Miguel nos esperava.
A conversa foi boa, e aproveitamos para, inspirados no texto "Eu sei, mas não devia" de Marina Colasanti, fazermos uma discussão a respeito das relações e das "picuinhas" existentes no grupo.

Na esteira dessas "DR'S", também nessa semana produzimos novos autorretratos, re-novados pela conversa e pelas dinâmicas.

 
AUTORRETRATOS INSPIRADOS NA FORMAÇÃO QUE TIVEMOS NO CEU LAJEADO


A Exploração posterior semana era uma reivindicação antiga do grupo: o Parque da Juventude. Parte da galera se acabou jogando futebol e vôlei, enquanto outros curtiram a maravilhosa Biblioteca São Paulo. Foi um dia pra soltar energia e reafirmar a integração do grupo.

Em virtude do início das Experimentações, a temática da Identidade acabou se estendendo um pouco mais. A discussão sobre Gênero foi extremamente produtiva: a proposta inicial foi que meninos construíssem um boneco da "Mulher Ideal" e vice-versa. Olha o que saiu:

                                                               ESSA É A MUSA DOS MENINOS....
                                                 ESSE O PRÍNCIPE DAS MENINAS...AINDA SEM CABEÇA...RS..



Meninos e meninas discutiram os atributos ali expostos, sendo questionados pelo Educador a respeito dos conceitos escolhidos. Foram momentos de risadas e de papo-cabeça também.
Na semana seguinte, trabalhamos a questão da Diversidade Sexual. Cada grupo leu uma reportagem atual que tinha relação com o assunto - união de casais gays, violência contra homossexuais, e a sentença homofóbica de um juiz.
Risos e silêncios reinaram. Poucas pessoas falaram, e somente depois de minha provocação - "Beleza, então já que todo mundo aqui não é intolerante nem preconceituoso e não tem mais nada a partilhar, proponho que façamos uma exploração à Parada Gay".  Aí as reações começaram a emergir....e foi muito legal, porque deu pra todo munso se colocar e se sentir bem com o grupo. Fechamos o papo com o ótimo vídeo da Mostra de De Direitos Humanos Entretodos, "Café com Leite".
Nessa semana, fomos à Caixa Cultural ver uma exposição que tinha tudo a ver com nossas discussões: "Condenados - no meu país minha sexualidade é um crime". De certa forma, me surpreendeu a maneira como os jovens receberam as imagens e a proposta da exposição, porém ainda vai rolar uma conversa sobre essa visita...


Nas últimas semanas, a turma iniciou suas experimentações na ETEC(Recepção e Hotelaria, Manutenção e Montagem de Micros e Organização de Festas), Teatro, Dança, Webrádio e Reinvente sua Casa. Eles estavam ansiosíssimos...veremos na semana que vem como estão indo as coisas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário