Quadro do Barulho

quinta-feira, 14 de julho de 2011

A LINHA DO TEMPO E A LINHA DA ARTE

                                     ESCHER SEGUNDO JEJÉ, DA TURMA DA TARDE

Duas atividades/produções das turmas do IPJ aproveitaram uma idéia da formação em Arte-Educação que tivemos aqui na ZL.
A primeira, utilizada como reforço da discussão sobre Identidade, sugeriu aos jovens que fossem construídas linhas do tempo históricas paralelas: uma de sua vida e outra de acontecimentos importantes para o país e/ou mundo (o que também envolveu um trabalho de pesquisa). A confecção dos cartazes foi individual e tinha como regra a utilização do barbante como material de marcação.
Dessa forma, fizemos uma reflexão sobre a relação do indivíduo com a sociedade, e permitimos a expressão do grupo por meio de uma produção visual. A o final, todos puderam comentar com se sentiram durante a realização da atividade.

                              LINHAS DO TEMPO DE JOVENS DAS TURMAS DA MANHÃ E DA TARDE

A linha também conduziu uma produção inspirada em nossa Exploração ao CCBB. “O Mundo Mágico de Escher” surpreendeu positivamente as turmas que torciam o nariz para a idéia de “mais uma exposição”.
Nossa proposta foi que cada um construísse uma impressão sobre o que havia visto no espaço. A única condição é que fosse usada a técnica da linha contínua, que foi demonstrada pelo Educador. Até alguns jovens que não foram à exposição conseguiram, com o auxílio dos outros, refletir e produzir alguma coisa inspirada em Escher.
O mais importante é que nesse caso a diversidade de olhares dos educandos não restringiu a obra do artista a nenhuma categoria, e ao final tínhamos uma verdadeira galeria de arte no IPJ...



Dê uma olhada em nosso PICASA em como ficaram as Linhas do Tempo e da Arte de ambas as turmas...
 
no álbum Encontros na Ong e Produções- Turma da Tarde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário