Duas atividades/produções das turmas do IPJ aproveitaram uma
idéia da formação em Arte-Educação que tivemos aqui na ZL.
A primeira, utilizada como reforço da discussão sobre
Identidade, sugeriu aos jovens que fossem construídas linhas do tempo
históricas paralelas: uma de sua vida e outra de acontecimentos importantes
para o país e/ou mundo (o que também envolveu um trabalho de pesquisa). A
confecção dos cartazes foi individual e tinha como regra a utilização do
barbante como material de marcação.
Dessa forma, fizemos uma reflexão sobre a relação do
indivíduo com a sociedade, e permitimos a expressão do grupo por meio de uma
produção visual. A o final, todos puderam comentar com se sentiram durante a realização da atividade.
LINHAS DO TEMPO DE JOVENS DAS TURMAS DA MANHÃ E DA TARDE
LINHAS DO TEMPO DE JOVENS DAS TURMAS DA MANHÃ E DA TARDE
A linha também conduziu uma produção inspirada em nossa
Exploração ao CCBB. “O Mundo Mágico de Escher” surpreendeu positivamente as turmas
que torciam o nariz para a idéia de “mais uma exposição”.
Nossa proposta foi que cada um construísse uma impressão
sobre o que havia visto no espaço. A única condição é que fosse usada a técnica
da linha contínua, que foi demonstrada pelo Educador. Até alguns jovens que não
foram à exposição conseguiram, com o auxílio dos outros, refletir e produzir
alguma coisa inspirada em Escher.
O mais importante é que nesse caso a diversidade
de olhares dos educandos não restringiu a obra do artista a nenhuma categoria,
e ao final tínhamos uma verdadeira galeria de arte no IPJ...
Dê uma olhada em nosso PICASA em como ficaram as Linhas do
Tempo e da Arte de ambas as turmas...
no álbum Encontros na Ong e Produções- Turma da Tarde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário